UNIVERSIDADE CONTRA VIOLÊNCIA
UNEB promove nova edição da Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres - Ação, que acontece simultaneamente em 159 países, contempla 24 campi - De 20/novembro a 12/dezembro, em Salvador e mais 23 municípios
A décima nona edição da Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que mobiliza milhares de pessoas em 159 países, acontece entre os dias 20 de novembro a 12 de dezembro.
Pelo quarto ano consecutivo, a ação conta com participação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - através do Sistema de Bibliotecas (Sisb) e do Núcleo de Gênero e Sexualidade (Nugsex Diadorim) -, que defende a bandeira Campanha de 16 dias de ativismo na UNEB pelo fim da violência contra as mulheres: a multicampia em ação nos seus 24 campi.
“Nesta edição, o enfoque continua sendo o combate a toda forma de violência com o propósito específico de enfrentar o grave e epidêmico problema da violência doméstica e familiar”, ressalta a uma das coordenadoras da campanha pela UNEB, Ana Lúcia Gomes, membro do Sisb.
A Lei Maria da Penha, sancionada em 2006, prevê a obrigação do estado em atuar preventivamente contra esse tipo de violência, através da inclusão das vítimas em programas sociais.
“Com base na lei, vamos incentivar a sociedade a se comprometer com atitudes para o fim da violência contra as mulheres. A denúncia é indispensável”, sinaliza Ana Lúcia.
A coordenadora da campanha ressalta ainda que a UNEB, referenciada e sensível às demandas da sociedade, não poderia ficar fora desta campanha, sobretudo porque conta em seu quadro institucional com um número significativo de mulheres que contribuem cotidianamente para o seu fortalecimento, sua visibilidade e ações.
Na programação da campanha, que já integra o calendário anual da universidade, eventos debatem temas como Lesbofobia e racismo, A mulher na literatura: escritas femininas e A gestão feminina na UNEB: trajetórias e desafios.